Radares Meteorológicos

2017-03-23 12:34:49

Radar Meteorológico Petrolina/PE - Em manutenção - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico Porto Velho/RO - Inoperante - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico Santa Teresa/ES - Inoperante - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico Santarém/PA - Maxcappi Inoperante - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico São Francisco/MG - Em manutenção - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico São Luís/MA - Inoperante - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico Tefé/AM - Maxcappi Inoperante - Sem previsão de restabelecimento.

Radar Meteorológico Santiago/RS - Inoperante - Sem previsão de restabelecimento.


Dia Mundial da Meteorologia - 23 de Março de 2017

2017-03-20 00:32:25

ORDEM DO DIA

Dia Mundial da Meteorologia 2017

             O Dia Mundial da Meteorologia é celebrado em 23 de março, em homenagem a todos os meteorologistas que, monitorando as condições de tempo e elaborando previsões meteorológicas aplicadas a diversas áreas da sociedade, tais como a agricultura, a economia e a defesa civil, contribuem sobremaneira para o desenvolvimento econômico do nosso País e na prevenção e adoção de ações frente aos desastres naturais causados por eventos meteorológicos severos.

             Nesse contexto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), diante do acelerado incremento da navegação aérea, se prepara para enfrentar os novos desafios que se apresentam, iniciando, dentre outros, um processo de reestruturação dos centros meteorológicos, com vistas à criação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), que irá concentrar as atividades de previsão meteorológica no âmbito do SISCEAB em um único órgão, possibilitando, desta forma, a racionalização no emprego de recursos, humanos e materiais.

             Ainda, nesse processo, o DECEA vem automatizando a sua Rede de estações meteorológicas com a implantação de estações meteorológicas de superfície automáticas (EMS-A), nas localidades de interesse, gerando e disponibilizando informes de aeródromo (METAR) sem a intervenção humana, de forma que os meteorologistas e os aeronavegantes tenham conhecimento das condições de tempo nos aeródromos, mesmo fora do horário de funcionamento.

             Outro ponto a ser destacado é a implantação do Sistema de Monitoramento de Tempo Severo Convectivo (STSC), disponibilizado na REDEMET, que informa aos centros meteorológicos e aos demais usuários da Meteorologia Aeronáutica a ocorrência e a localização de áreas de mau tempo que possam impactar as rotas aéreas.

             Todas essas iniciativas têm como objetivo o aumento da qualidade e da eficácia na prestação do Serviço Meteorológico Aeronáutico no âmbito do SISCEAB, com impactos positivos no planejamento e na segurança dos voos, na otimização das rotas aéreas e na redução do consumo de combustível das aeronaves.

             No entanto, tenho a consciência de que, mesmo com todos esses avanços, nada disso seria possível sem a participação dos nossos profissionais de meteorologia que, com extrema dedicação e profissionalismo, trabalham nos órgãos de Meteorologia Aeronáutica nas mais diversas localidades do nosso Brasil.

             Por fim, cumprimento a todos os meteorologistas do SISCEAB e reafirmo a minha confiança no trabalho realizado, expressando as mais sinceras homenagens por ocasião do Dia Mundial da Meteorologia.

 

Ten Brig Ar CARLOS VUYK DE AQUINO

Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Salvar Salvar Salvar

Problemas no Google Maps

2016-11-01 18:00:39

Favor utilizar o link alternativo REDEMET http://redemet.decea.gov.br, caso ocorra problemas em carregar os mapas provenientes do Google Maps pelo endereço http://www.redemet.aer.mil.br.