PCOAMET

 

O Programa de Controle e Avaliação da Previsão de Aeródromo (PCOAMET) tem como objetivo avaliar, segundo os critérios estabelecidos pela ICAO, o índice de acerto das Previsões de Aeródromo (TAF).

O Programa é capaz de avaliar a previsão da direção e velocidade do vento, a visibilidade, as ocorrências de nevoeiro, precipitação e trovoada, a quantidade e altura das nuvens e as temperaturas máxima e mínima, cruzando estes parâmetros previstos no TAF com os observados no METAR/SPECI.

Com base nos índices de acerto gerados é realizado o controle de qualidade onde é possível identificar os pontos de maior vulnerabilidade destas previsões, permitindo assim, que sejam tomadas as medidas necessárias objetivando a eficiência do serviço prestado aos usuários da Meteorologia Aeronáutica do SISCEAB.

Ele está atualmente hospedado nos servidores da REDEMET que se encontram instalados no Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), localizados em Brasília, no CINDACTA I.

O acesso a este Sistema é exclusivo aos Órgãos de Meteorologia envolvidos com o gerenciamento e a confecção da previsão de aeródromo.

» Acesse o PCOAMET pela Intraer.

» Acesse o PCOAMET pela Internet.