METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "F"



FRENTE
Zona de transição ou superfície de contato entre duas massas de ar de densidades diferentes, o que normalmente implica em temperaturas diferentes. Por exemplo, a área de convergência entre ar quente e úmido e ar frio e seco. Termos relacionados: Frente Fria e Frente Quente.


FRENTE ESTACIONÁRIA
Frente que é quase estacionária, com nenhum ou reduzido deslocamento observado desde o seu último registro de posição. Também conhecida como frente semi-estacionária.


FRENTE FRIA
Extremidade dianteira de uma massa de ar frio que avança sob uma massa de ar quente, deslocando-a de seu caminho. Geralmente, com a passagem de uma frente fria, a temperatura e a umidade se reduzem, a pressão se eleva e o vento muda de direção (normalmente do sudoeste para o nordeste no Hemisfério Sul). Precipitação geralmente antecede ou sucede a frente fria e, de forma muito rápida, uma linha de tormenta pode antecipar a frente. Termos relacionados: Frente Oclusa e Frente Quente.


FRENTE OCLUSA
Também conhecida como "oclusão", é um sistema complexo que se forma quando uma frente fria alcança uma frente quente. Desenvolve-se quando três massas de ar com temperaturas diferentes colidem. A oclusão pode ser quente ou fria, dependendo da interação entre estas massas de ar. Termos relacionados: Frente Fria, Frente Quente.


FRENTE POLAR
Fronteira semi-contínua e semi-permanente entre massas de ar polar e massas de ar tropical. Parte integrante de uma teoria meteorológica conhecida como "Teoria da Frente Polar".


FRENTE QUENTE
Extremidade dianteira de uma massa de ar quente que, ao avançar, substitui uma massa de ar mais frio. Geralmente, com a passagem de uma frente quente, a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica se elevam e, embora os ventos mudem de direção (em geral, do sudoeste para o noroeste no Hemisfério Norte), a passagem de uma frente quente não é tão pronunciada quanto a passagem de uma frente fria. Precipitação, em forma de chuva, neve, ou chuvisco, geralmente antecede a frente, assim como chuvas convectivas e temporais. A ocorrência de nevoeiro é comum em áreas de ar frio antecedendo a frente quente. Embora a atmosfera fique geralmente clara depois da passagem desta frente, algumas condições associadas à presença de ar quente podem resultar em nevoeiro. Termos relacionados: Frente Oclusa, Frente Fria.


FRENTE SEMI-ESTACIONÁRIA
Frente que é quase estacionária, com nenhum ou reduzido deslocamento observado desde o seu último registro de posição. Também conhecida como frente estacionária.


FRIO
Condição marcada por temperatura reduzida ou abaixo de seu normal. Ausência de calor.


FRONTOGÊNESE
Nascimento ou criação de uma frente. Acontece quando duas massas de ar adjacentes, possuindo densidades e temperaturas diferentes, se encontram pela ação dos ventos, criando uma frente. Pode acontecer quando uma das massas de ar, ou ambas, apresenta(m) suas propriedades originais intensificadas, ao mover(em)-se sobre uma superfície. É comum no sul do Brasil e norte da Argentina. Oposto de Frontólise.


FRONTÓLISE
O término ou "morte" de uma frente, quando a zona de transição já não apresenta o mesmo contraste de propriedades observado anteriormente. Oposto de Frontogênese.


FUMAÇA
Pequenas partículas, resultantes de combustão e suspensas no ar. Pode se transformar em névoa-seca, quando transportada por longas distâncias (40 a 160 quilômetros, ou mais), e/ou quando as partículas maiores se depositam. As partículas restantes se espalham amplamente pela atmosfera. É informada como "FU" em observações meteorológicas e em código METAR.


FURACÃO
Nome dado aos ciclones tropicais com velocidade de ventos contínuos igual ou superior a 120km/h (65 nós), de ocorrência no Oceano Atlântico Norte, mar do Caribe, Golfo do México e no norte oriental do Oceano Pacífico. Este mesmo ciclone tropical é conhecido como tufão no Pacífico ocidental e como ciclone no Oceano Índico.