METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "I"



IMAGENS DE SATÉLITES
Imagens adquiridas por satélites que revelam, entre outras, informações associadas ao fluxo do vapor d'água, movimento de sistemas frontais e o desenvolvimento de um sistema tropical. A animação destas imagens auxilia os meteorologistas na elaboração de previsões do tempo. Algumas imagens são adquiridas utilizando-se da porção visível da luz, com aquisição restrita ao período diurno. Outras, resultam de sensibilidade à radiação infra-vermelha termal, indicando a temperatura das nuvens, podendo ser adquiridas de dia ou à noite.


INUNDAÇÃO REPENTINA
Inundação que acontece muito rapidamente, com pouco ou nenhum sinal prévio aparente. Em geral, resulta de chuva intensa sobre uma área relativamente pequena. Inundações repentinas podem ser causadas por chuva súbita excessiva, pelo rompimento de uma represa ou pelo descongelamento de uma grande quantidade de gelo.


INVERNO
Estação do ano entre o solstício de inverno e o equinócio de primavera. É caracterizado pelas temperaturas mais frias do ano, quando os raios solares incidem mais diretamente sobre o hemisfério oposto. Ocorre nos meses de Junho, Julho e Agosto no Hemisfério Sul e nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro no Hemisfério Norte.


INVERSÃO
Conceito associado à não ocorrência do padrão habitual de variação de uma propriedade atmosférica em função da altitude. Normalmente, refere-se à elevação de temperatura em função de um incremento na altitude. Neste caso, este comportamento é o inverso do declínio habitual da temperatura, observado em cotas mais elevadas.