METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "M"



MASSA DE AR
Um corpo extenso de ar, ao longo do qual as características horizontais de temperatura e umidade são semelhantes.


MASSA DE AR ÁRTICA
Massa de ar que se desenvolve ao redor do Ártico, caracterizada por reduzidas temperaturas observadas desde a superfície até alturas elevadas. O limite desta massa de ar é freqüentemente definido pela frente Ártica, caracterizada por ser semi-permanente e semi-contínua. Ao mover-se de sua região de origem, estendendo-se para sul, esta massa de ar pode sofrer redução em altura.


MÉDIA DIÁRIA DE TEMPERATURA
A temperatura média de um dia, considerando-se a média das leituras horárias realizadas ou, mais freqüentemente, as temperaturas máxima e mínima observadas.


MESO-ESCALA
Escala de fenômenos meteorológicos com extensão variando de alguns quilômetros até cem quilômetros aproximadamente. Isto inclui os Complexos Convectivos de Mesoescala, Sistemas Convectivos de Mesoescala e as rajadas de vento. Fenômenos de menores dimensões são classificados como de Microescala, enquanto que os de maior extensão são classificados como de Escala Sinótica.


METAR
Acrônimo para METeorological Aerodrome Report (Relatório Meteorológico de Aeródromo). É um relatório codificado, associado às observações meteorológicas e utilizado para fornecer informações sobre condições do tempo na superfície. Geralmente é composto pelos seguintes ítens: vento, visibilidade, alcance visual, tempo presente na pista, nebulosidade, temperatura do ar e do ponto de orvalho e pressão ao nível do mar (ajuste de altímetro).


METEOROLOGIA
Ciência que estuda a atmosfera e os seus fenômenos associados. Entre os vários campos de estudo, podem ser mencionados a meteorologia sinótica, física e dinâmica; a meteorologia aplicada à aeronáutica e marinha, agrometeorologia, hidrometeorologia, micrometeorologia e previsão numérica. Termo relacionado: Meteorologista.


METEOROLOGISTA
Cientista que estuda a atmosfera e os fenômenos atmosféricos. Termo relacionado: Meteorologia.


MICRO-BARÓGRAFO
Instrumento utilizado para registrar continuamente pequenas variações nos valores de pressão atmosférica, observados por um barômetro.


MILIBAR
Unidade de medida para pressão atmosférica. Um milibar (mb) é equivalente a 0,750mm normais de mercúrio ou 100 newtons por metro quadrado. A pressão atmosférica padrão na superfície terrestre equivale a 1.013,2 milibares.


MILÍMETROS DE MERCÚRIO (Hg)
Termo proveniente da utilização de barômetros de mercúrio, os quais associam a altura de uma coluna de mercúrio com a pressão atmosférica. Um milímetro de mercúrio é equivalente a 1.33 milibares ou 0,039 polegada de mercúrio. Termo relacionado: Barômetro de Mercúrio.