METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "O"



OBSERVAÇÃO
Em meteorologia, é a estimativa de um ou mais parâmetros meteorológicos, como temperatura, pressão e/ou ventos, descrevendo o estado da atmosfera próximo à superfície ou em altitude. Um observador é aquele que registra os valores medidos e descreve os parâmetros meteorológicos.


OLHO DE TEMPESTADE
Centro de uma tempestade tropical ou furacão, caracterizado por uma área mais ou menos circular que apresenta ventos com reduzida velocidade e ausência de chuvas. Um olho de tempestade normalmente se desenvolverá quando a velocidade máxima de ventos contínuos exceder 124km/h. O olho de tempestade pode variar em tamanho, de 8 a 96 quilômetros, sendo sua dimensão média por volta de 32 quilômetros. Em geral, ocorre uma redução na dimensão do olho quando a tempestade torna-se mais intensa.


ONDA DE CALOR
Período de tempo excessivamente quente, resultando em desconforto ou danos à saúde. Pode durar vários dias ou várias semanas. Ocorre em áreas extensas, em escala sinótica.


ONDA FRIA
Queda rápida de temperatura em um período de 24 horas e que demanda cuidados especiais na agricultura, indústria, comércio e atividades sociais.


ONDA TROPICAL
Outro nome atribuído a uma onda de leste. É uma área de baixa pressão relativa que se move para o oeste na corrente dos ventos alísios. Geralmente, está associada a uma extensa área de nebulosidade e chuva esparsa, e pode ocasionalmente dar origem a um ciclone tropical.


ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL (O.M.M.)
World Meteorological Organization (WMO). Fundada pela Organização das Nações Unidas, em 1951, possui 184 membros e coordena a atividade científica global, visando uma maior disponibilidade e exatidão de informações meteorológicas, bem como de outros serviços para o público, com propósitos comerciais ou particulares. Suas atividades envolvem desde a previsão do tempo às pesquisas sobre poluição, incluindo atividades associadas às mudanças climáticas, estudos sobre a redução da camada de ozônio e previsão de tempestades tropicais. Para maiores informações, contate a OMM, situada em Genebra, Suíça.


ORVALHO
Condensação, na forma de pequenas gotas d'água, que se acumula na grama e em pequenos objetos próximos ao solo. Esta condensação ocorre geralmente durante a noite, quando a temperatura se reduz, atingindo o ponto de orvalho.


OSCILAÇÃO SUL
Reversão periódica do padrão da pressão atmosférica, no Oceano Pacífico Tropical, durante eventos de El Niño. Representa a distribuição da temperatura e da pressão atmosférica sobre uma área oceânica.


OUTONO
Estação do ano entre o equinócio de outono e o solstício de inverno. Caracteriza-se pela redução de temperaturas nas latitudes médias. Ocorre nos meses de Março, Abril e Maio no Hemisfério Sul e nos meses de Setembro, Outubro e Novembro no Hemisfério Norte.


OXIGÊNIO
Gás incolor, inodoro e insípido. O oxigênio é o segundo componente mais abundante do ar seco, contribuindo com 20,946% de seu total. Termo relacionado: Ar.


OZÔNIO
Gás quase incolor, de odor característico, composto por moléculas formadas a partir da união de três átomos de oxigênio. Termo relacionado: Camada de Ozônio.