METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "P"



PANCADA
Precipitação que parte de uma nuvem convectiva, caracterizada por começo e fim súbitos, variações em intensidade e por rápidas alterações no aspecto do céu. Acontece na forma de chuva (SHRA), neve (SHSN), ou gelo (SHPE). É informada como “SH” em observações meteorológicas e em código METAR.


PANCADA DE NEVE
Precipitação congelada, em forma de neve, caracterizada por um começo e fim súbitos. É informada como “SHSN” em observações meteorológicas e em código METAR.


PARCIALMENTE NUBLADO
Estado do tempo no qual há ocorrência de nuvens, mas não ocorre cobertura completa do céu em nenhum momento. Termos relacionados: Céu Claro, Nuvens Esparsas.


PAREDE DO OLHO
Uma faixa de conveccão organizada, que cerca o olho, ou centro de um ciclone tropical. Contém nuvens cumulonimbus, chuva intensa e ventos de elevada velocidade.


PASSAGEM DE FRENTE
É a passagem de uma frente sobre um ponto específico na superfície. É percebida por variações no ponto de orvalho, temperatura, pressão atmosférica e direção do vento. Quando da passagem de uma frente, podem ocorrer nuvens e precipitação.


PLUVIÔMETRO
Instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva acumulada. No Brasil, os valores obtidos são usualmente apresentados em milímetros.


POEIRA
Pequenas partículas de terra ou outra matéria, suspensas no ar. É referida como "DU" em observações meteorológicas e pelo METAR.


POENTE OU PÔR-DO-SOL
Desaparecimento diário do Sol no horizonte ocidental, que acontece devido ao movimento de rotação da Terra. Termo relacionado: Nascer do Sol.


PONTO DE CONGELAMENTO
Temperatura na qual um líquido passa para o estado sólido. A água pura congela a 0°C ou 32°F, sob pressão de uma atmosfera. Quando ocorre elevação na concentração de sais, o ponto de congelamento da água se reduz. Termo relacionado: Congelamento.


PONTO DE EBULIÇÃO
Temperatura na qual um líquido passa para o estado gasoso. Temperatura na qual a pressão de vapor de equilíbrio, entre um líquido e seu vapor, é igual à pressão externa no líquido. O ponto de ebulição da água pura, considerando a pressão de uma atmosfera, é 100°C ou 212°F.


PONTO DE ORVALHO
Temperatura na qual ocorre saturação do vapor d'água contido em uma parcela de ar. A temperatura do ponto de orvalho é sempre inferior ou igual à temperatura do ar.


PRECIPITAÇÃO
Todas as formas de água, líquida ou sólida, que caem das nuvens, alcançando o solo. Pode ser: chuvisco, chuvisco congelante, chuva congelante, granizo, cristais de gelo, pequenas bolas de gelo, chuva, neve, pequenas bolas de neve e grãos de neve. A quantidade precipitada é usualmente representada em milímetros de seu estado líquido, que cai sobre uma determinada região, em um determinado intervalo de tempo.


PRECIPITAÇÃO DE CHUVA E GELO
Precipitação típica do inverno, que se manisfesta com a queda de chuva e pequenas pedras ou bolas de gelo que rebatem quando caem no solo ou em qualquer outra superfície rígida. É informado como "PE" em observações meteorológicas e em código METAR.


PREDOMÍNIO DE NUBLADO
Condição na qual ocorre cobertura de cinco a sete oitavos da abóbada celeste, por uma camada de nuvens. O conceito resulta da divisão da abóbada celeste em oito oitavos, considerados no somatório da área recoberta por nuvens, para uma camada específica.


PRESSÃO
É a força por unidade de área, exercida pelo peso da atmosfera, sobre um ponto localizado na superfície da Terra ou acima da mesma. Termos relacionados: Pressão Atmosférica; Pressão Barométrica.


PRESSÃO AO NÍVEL DO MAR
Pressão atmosférica relativa ao nível médio do mar, normalmente determinada a partir de pressão observada em estação.


PRESSÃO ATMOSFÉRICA
Pressão exercida pela atmosfera em um determinado ponto. Seu valor pode ser representado de várias formas: milibares, milímetros ou polegadas de mercúrio (Hg), entre outras. Termo relacionado: Pressão Barométrica.


PRESSÃO BAROMÉTRICA
Pressão exercida pela atmosfera em um determinado ponto. Seu valor pode ser representado de várias formas: milibares, milímetros ou polegadas de mercúrio (Hg), entre outras. Termo relacionado: Pressão Atmosférica


PRESSÃO DA ESTAÇÃO
Pressão atmosférica relativa à elevação da estação.


PRESSÃO PADRÃO DE SUPERFÍCIE
Medida de uma atmosfera de pressão, sob condições consideradas padrão. É equivalente a 1.013,25 milibares; 760 milímetros de mercúrio; 29,92 polegadas de mercúrio; 1.033 gramas por centímetro quadrado ou 14,7 libras por polegada quadrada.


PREVISÃO
Descrição de ocorrências futuras esperadas. A previsão do tempo inclui o uso de modelos matemáticos baseados em parâmetros atmosféricos, associados à habilidade e experiência de meteorologistas.


PRIMAVERA
Estação do ano entre o equinócio de primavera e o solstício de verão. Caracteriza-se pela elevação da temperatura nas latitudes médias. Ocorre nos meses de Setembro, Outubro e Novembro no Hemisfério Sul e nos meses de Março, Abril e Maio no Hemisfério Norte.


PROJETOR LUMINOSO
Instrumento que consiste em um tambor e um sistema óptico que projeta um feixe estreito e vertical de luz sobre a base de nuvens.


PSICRÔMETRO
Instrumento utilizado para medir o conteúdo de vapor d'água, ou umidade, da atmosfera. Consiste de dois termômetros, um de bulbo úmido e outro de bulbo seco. O valor da diferença entre as temperaturas registradas nestes dois termômetros é utilizado para estimar a umidade do ar.