METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "R"



RADAR
Acrônimo para RAdio Detection And Ranging (“Detecção e Medida de Distância Por Rádio). É um instrumento eletrônico utilizado para detectar objetos e estimar sua distância. Seu princípio de funcionamento encontra-se baseado nos fenômenos de espalhamento e reflexão, resultantes da interação entre estes objetos e ondas de rádio. Nuvens e precipitação são detectados por equipamentos Radar, em função da intensidade dos sinais eletromagnéticos por eles refletidos. Termos relacionados: Radar Doppler.


RADAR DOPPLER
Radar meteorológico que detecta a direção de deslocamento e velocidade de objetos em movimento. Gotas de precipitação podem ser detectadas pelo radar meteorológico e seu deslocamento horizontal (afastamento ou aproximação) pode ser determinado. A velocidade das partículas é medida utilizando-se do efeito Doppler. O radar foi batizado em homenagem ao físico austríaco J. Christian Doppler que, em 1842, explicou o motivo pelo qual o apito de um trem, ao se aproximar, é mais agudo do que o mesmo apito, quando do afastamento deste trem. Termo relacionado: Radar.


RADIAÇÃO
Processo pelo qual a energia é propagada através de um meio qualquer, sob a forma de ondas. Pode ser exemplificada pela radiação eletromagnética, que emite calor e luz, ou por ondas de som.


RAIO
Descarga súbita e visível de eletricidade, produzida em resposta à intensificação da diferença de potencial existente entre nuvem e solo; entre diferentes nuvens; dentro de uma única nuvem ou entre uma nuvem e o ar circunvizinho.


RAJADA DE VENTO
Aumento súbito e significativo, ou flutuações rápidas, na velocidade do vento. Ventos máximos devem alcançar pelo menos 16 nós (28,8 quilômetros por hora) e a variação entre estes máximos e o vento contínuo deve ser de pelo menos 10 nós (18,4 quilômetros por hora). A duração das rajadas de vento é normalmente inferior a 20 segundos.


RESSACA
Elevação do nível do mar, comparativo aos períodos de não ocorrência de tempestades. Embora as elevações mais dramáticas estejam associadas à presença de furacões, sistemas de baixa pressão menos intensos podem resultar em ligeira elevação no nível do mar, caso o vento favoreça essa condição. É calculada subtraindo-se a maré astronômica normal, da maré observada em tempestade.