METAR

TAF

 

Glossário de Meteorologia


Termos Meteorológicos

A B C D E F G H I J L M N O P R S T U V Z


Abreviaturas

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W Z




Resultado da Consulta de Termos - Letra "V"



VAPOR DE ÁGUA
Água em forma gasosa. É um dos componentes mais importantes da atmosfera. Devido ao seu conteúdo molecular, o ar que contém vapor d'água é mais leve que o ar seco. Isto contribui para que o ar úmido tenda a elevar-se na atmosfera.


VELOCIDADE DO VENTO
Quantificação do movimento do ar numa unidade de tempo. Pode ser representada de várias formas, sendo as mais utilizadas: nós, metros por segundo e quilômetros por hora. A unidade mais freqüentemente adotada nos Estados Unidos é milhas por hora.


VENTO
Ar que flui, geralmente na horizontal, em relação à superfície da Terra. O vento é medido e caracterizado de acordo com a sua direção, velocidade, tipo (rajadas ou contínuo) e giro na direção do vento. Ventos de superfície são medidos por cataventos e anemômetros, enquanto que os ventos em altos níveis atmosféricos são detectados por balões piloto, sondas meteorológicas ou informações de aeronaves.


VENTO DE LESTE
Termo aplicado aos extensos padrões de ventos persistentes, com componente predominante de leste, como os ventos alísios.


VENTOS ALÍSIOS
Ventos persistentes que sopram desde centros de alta pressão subtropical em direção ao cavado equatorial, ou Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). São ventos de baixos níveis atmosféricos caracterizados por grande consistência em sua direção. No Hemisfério Sul os ventos alísios sopram de sudeste e no Hemisfério Norte sopram de nordeste.


VENTOS DO OESTE
Termo associado aos padrões de ventos persistentes, com componente predominante de oeste. São os ventos dominantes em latitudes médias de ambos hemisférios. Próximo à superfície da Terra, os ventos do oeste se estendem de aproximadamente 35 até 65 graus de latitude enquanto que em altos níveis, abrangem área ainda mais extensa.


VERÃO
Estação do ano entre o solstício de verão e o equinócio de outono. É caracterizado como o período mais quente do ano, exceto em algumas regiões tropicais. Ocorre nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro no Hemisfério Sul e nos meses de Junho, Julho e Agosto no Hemisfério Norte.


VIRGA
Feixe de precipitação líquida ou sólida, que evapora antes de alcançar a superfície da terra. Vista a distância, pode ser confundida com uma nuvem em forma de funil, ou tornado. Em geral, é produzida por nuvens do tipo altocumulos, altoestratos, ou cumulonimbus de base elevada.


VISIBILIDADE
Medida da opacidade da atmosfera, ou a maior distância que uma pessoa com visão normal pode enxergar um objeto específico. O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service) classifica o conceito em diferentes categorias. Visibilidade de superfície é determinada a partir de um ponto de observação padrão. Visibilidade predominante representa as condições de visibilidade na estação meteorológica. Visibilidade de setor é a visibilidade numa direção específica e que representa no mínimo um arco de 45 graus da linha do horizonte. Visibilidade de torre é a visibilidade determinada a partir torre de controle de tráfego aéreo de um aeroporto.