Entenda como o PCOAMET funciona



O PCOAMET foi projetado para funcionar em módulos independentes que são executados em série a cada 10 minutos. Esses módulos têm a função de coletar e decodificar os TAF e os METAR/SPECI além de comparar os parâmetros meteorológicos previstos com os observados, utilizando os limites e tolerâncias de cada parâmetro de acordo com a ICA 105-8. Em seguida são gerados os índices de acerto a serem disponibilizados no site da REDEMET.

O PCOAMET é composto de quatro módulos, como descritos abaixo:

  • Módulo de Coleta de TAF: consiste na verificação e decodificação dos TAF de acordo com os parâmetros que serão avaliados;

  • Módulo de Coleta de METAR: consiste na verificação e decodificação dos METAR/SPECI para posterior cruzamento com os parâmetros previstos.

  • Módulo de Avaliação: consiste na avaliação dos parâmetros coletados pelos dois módulos anteriores e da geração dos índices de acerto que são armazenados no Banco de Dados da REDEMET;

  • Módulo Web: consiste na disponibilização das estatísticas dos índices de acerto geradas pelo sistema no portal da REDEMET.